Como realizar consultoria de internacionalização de empresas online?

consultoria de internacionalização

A consultoria de internacionalização de empresas pode enfrentar percalços durante o processo, como vulnerabilidade e o desconhecimento do mercado. O processo de internacionalização de empresas não é nada simples, mesmo para consultores mais experientes.

Para evitar essas dificuldades o consultor pode optar pela consultoria de internacionalização de empresas online. Na consultoria online o consultor consegue explorar as oportunidades, aumentar o volume de produção, entre outros.

A consultoria online facilita o acompanhamento da legislação, documentação, marketing, finanças, gestão de pessoas e mais uma grande lista de fatores envolvidos. Além de melhorar a comunicação com o seu cliente. Confira neste artigo como realizar consultoria de internacionalização de empresas online!

Leia sobre consultoria em outro artigo do nosso blog: Como se tornar uma consultoria escalável?

Passos da consultoria de internacionalização de empresas

consultoria de internacionalização

Existem vários passos para consultoria de internacionalização de empresas:

  • primeiro passo, e o mais recomendável, é que os consultores busquem o maior número possível de informações sobre os mercados potenciais: onde comercializar o produto e serviço; a estabilidade política e econômica daquele mercado. Além disso, devem identificar os principais concorrentes e suas estratégias de atuação;
  • segundo passo é entender como o produto ou serviço comercializado são consumido nos mercados identificados.

Além desses passos, o consultor precisa examinar as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelos governos dos países para os quais se deseja expandir.

Identificado o mercado, concorrentes, custo para internacionalizar é recomendado que consultoria de internacionalização de empresas estabeleça um plano de ação para explorar as oportunidades identificadas.

Saiba cinco formas eficazes para gerir e controlar os riscos na sua construtora no nosso blog.

Formas de internacionalizar uma empresa

consultoria de internacionalização

Existem algumas maneiras mais comumente empregadas na hora de realizar a internacionalização de uma empresa. Conheça algumas dessas formas!

Exportação

A exportação é uma das formas mais comuns de internacionalizar as operações. Esse processo consiste na disponibilização e envio de mercadorias e serviços para mercados externos.

A duas formas de exportação são a direta e indireta. A exportação direta é aquela que envolve o negócio em todas as etapas do processo. Desde planejamento até a entrega.

Na exportação indireta, a empresa repassa para uma acessória ou consultoria especializada parte do trabalho de movimentação do produto ou serviço.

Franquias

Outro modelo de internacionalização de empresas é o de franquias. A internacionalização se caracteriza por um acordo contratual entre franqueador e franqueado. A empresa detentora da marca passa a sua identidade para outra que tem interesse de comercializar o produto e serviço.

Para isso o franqueado deve seguir uma série de padrões do franqueador, garantindo que a identidade da marca prevalecerá.

Assim, uma empresa pode ser franqueadora de franqueados internacionais, por exemplo. Exemplos de empresas deste modelo têm o Subway, Burg King, McDonalds.

Saiba quais vantagens de se realizar a gestão de franquias online na Gestão GO.

Filial

consultoria de internacionalização

Outra maneira de internacionalizar uma empresa é abrir uma filial em outro país. No entanto, esse modelo é o mais arriscado, uma vez que a empresa estará sujeita as flutuações do mercado local.

Saiba como diferenciar Perigos e Riscos no seu negócio.

Licenciamento

O licenciamento é similar às franquias. Neste modelo a empresa concede a outra empresa estrangeira os direitos de fabricação, reprodução e utilização dos serviços ou produtos que comercializa.

A condicionante deste modelo são as taxas, participação nos lucros ou royalties que a empresa deve pagar a outra que lhe concede o direito de comercializar seu produto ou serviço.

O método tem vantagens no sentido de oferecer riscos relativamente baixos, uma vez que a empresa localizada em outro país conhecerá os aspectos de seu mercado.

É um dos modelos com menor risco, já que a empresa que adquire os direitos assume todo o risco do mercado exterior.

Saiba como a consultoria online ajuda a eliminar desperdícios e reduzir custos.

Auxilio de plataformas para consultoria de internacionalização

consultoria de internacionalização

Uma das formas de criar proximidade e facilidade na internacionalização de empresas é utilizar-se da internet como veículo de consultoria. Através da internet é possível quebrar as barreiras geográficas e simplificar o contato, uma vez que ela está presente em quase todos os lugares. Imagine você atender qualquer empresa do país sem ter gasto de deslocamento e tempo?

Isso é possível graças a existências de softwares de gestão online que proporcionam o diálogo personalizado e prático com os clientes.

GO, Gestão Online, é um exemplo de plataforma digital criada para otimizar a gestão, automatizar processos e criar um ambiente onde o cliente poderá contatar a empresa a qualquer hora e lugar.

A plataforma GO permite que as empresas padronizem a metodologia e execução na prestação dos serviços de consultoria ofertado.

A partir da ferramenta é possível  introduzir a consultoria de internacionalização na empresa, por um preço acessível. Além de proporcionar flexibilidade ao consultor para ampliar a quantidade de atendimento aos clientes, automatização de processos e reaproveitamento de conhecimento, metodologia e boas práticas sistematizadas.

Diante disso, concluímos que a consultoria de internacionalização pode ajudar as empresas a superar desconfianças e inseguranças oferecendo um serviço de apoio integral nos mercados estrangeiros. Para ser bem sucedida, a internacionalização deve contar com um bom plano de marketing, dar especial atenção à definição do perfil e seleção do mercado que irão participar. A consultoria de internacionalização precisara ser feita de uma maneira que mantenha um elevado padrão de atendimento a seus clientes. Garantindo assim o sucesso do processo.

Para realizar tudo isso é necessário o trabalho de profissionais experientes, uma vez que erros cometidos nessa fase podem comprometer o futuro da franquia, mesmo que ela represente hoje um modelo de sucesso.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar mais no assunto? Leia mais em: Como ampliar seu negócio e sua credibilidade prestando consultoria online?

 

 

Compartilhe:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!