Cinco dicas para melhorar o relacionamento com seus franqueados

relacionamento com seus franqueados

Aperfeiçoar o relacionamento com seus franqueados é uma necessidade contínua que aumenta as chances de sucesso dos negócios. O setor de franquias no Brasil cresceu 5,1% no último semestre de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017. Porém, é preciso usar estratégias para melhorar o relacionamento com seus franqueados, superando os desafios das lojas que representam determinada marca.

Os franqueadores devem dar um suporte adequado e terem preparo administrativo no trato com os franqueados. Precisam estabelecer uma comunicação eficaz de modo a evitar que os franqueadores tomem decisões estratégicas erradas. Usando ferramentas tecnológicas como um software de gestão é possível desenvolver um relacionamento sólido. Esse tipo de recurso permite um acompanhamento de qualidade da rotina do franqueado, padroniza processos e responde com maior presteza suas demandas.

A seguir, você se conhece em detalhes cinco dicas para a melhoria do relacionamento com seus franqueados. Acompanhe!

Ofereça assessoria de qualidade ao franqueado

relacionamento com seus franqueados

Para o bom desempenho das unidades de franquia, é preciso que o franqueador estabeleça um apoio sólido ao franqueado. Ele deve combinar o conhecimento global que possui do negócio com o empreendedorismo do franqueado para que ambos alcancem o sucesso.

Esse acompanhamento contínuo por parte do franqueador traz segurança para o franqueado. Ele tem o know-how, pois seu ramo de negócio já é estruturado e testado. Portanto, cabe ao franqueador sanar as dificuldades que surgirem na rotina de seus franqueados, de modo a tornarem suas lojas competitivas.

A assessoria ao franqueado deve ser estabelecida de forma horizontal, com ambas as partes sendo parceiras e cumprindo o que foi acordado. Segundo este estudo, um dos fatores que prejudicam o relacionamento com os franqueados é que alguns franqueadores focam unicamente na venda de franquias. Haveria muitas promessas quando do estabelecimento da pareceria, mas diversas delas não seriam cumpridas.

Disponibilize treinamento aos franqueados

relacionamento com seus franqueados

Toda a rede de franquias deve trabalhar com o mesmo padrão de qualidade. Nesse sentido, é importante, também, que o franqueador invista no treinamento dos franqueados. Tal formação é essencial para que o franqueado entenda a natureza do negócio, seus direitos e deveres. Esta pesquisa demonstra que a falta de treinamento é o segundo fator mais apontado por franqueados como motivos para a falência de uma unidade franqueada.

Os treinamentos possibilitam que os franqueados aprendam aspectos operacionais da franquia, reproduzam o modelo e mantenham a padronização dos processos. A formação inicial do franqueador e sua equipe, porém, não basta. A capacitação deve ser constante, com conteúdos que incluam técnicas de vendas e atendimento ao cliente, metodologia e recursos adequados ao público-alvo.

É necessário investir em formação a cada vez que surgirem produtos ou serviços novos ou se perceber que pontos explanados em treinamentos anteriores não estão sendo realizados a contento.

Use plataforma digital para gerir franquias

A sinergia entre franqueador e franqueado pode ser muito facilitada com os recursos tecnológicos surgidos com o advento da internet. E uma dessas ferramentas é a plataforma digital GO. Trata-se de um software que permite fazer a gestão de franquias online.

Criada pela startup LG7 Inovação e Tecnologia, o GO Gestão Online é uma  plataforma que permite o acompanhamento eficiente das franquias. Possibilita que o franqueador realize um suporte qualificado, comunique-se de forma direta e rápida e monitore o desempenho de sua rede.

Até mesmo os treinamentos podem ser feitos online, sem a necessidade de deslocamentos do franqueador a cada unidade franqueada. Toda a assessoria pode ser feita remotamente. Isso também elimina os gastos com passagens e hospedagens da equipe de formação. Toda a capacitação pode ser ministrada pela própria plataforma e as dúvidas sanadas em tempo real.

Melhore o relacionamento com seus franqueados

relacionamento com seus franqueados

Nenhuma parceria é bem sucedida se há ruídos na comunicação. Por isso, uma dica importante para o franqueador é criar um sistema de comunicação que melhore o relacionamento com sua rede.

Como o software GO, o entrosamento entre franqueador e franqueado pode ser feito pela própria plataforma. Isso evita que demandas e dúvidas de franqueados sejam passadas por telefone, o que é inviável com uma rede extensa de franquias.

O GO permite uma comunicação sem barreiras porque possui um chat que conecta franqueador e franqueado. Fazendo uso desse canal, o franqueador pode enviar, a qualquer momento da sua rotina, uma dúvida, obtendo resposta do franqueador em tempo real. A plataforma também fornece ao franqueado conteúdo relevante sobre o produto ou serviço da marca com a qual trabalha.

Padronize os procedimentos de toda a rede

relacionamento com seus franqueados

Quando se tem uma rede de franquias não é incomum que algumas unidades trabalhem de forma mais autônoma. Essa independência é passível de existir, afinal, o franqueador não é o controlador e sim um parceiro de seus franqueados. Porém, seguir os procedimentos padrão evita que franqueadores tomem decisões equivocadas e contribui para a uniformização e fluidez do trabalho.

Uma das vantagens da plataforma GO é que o software organiza as rotinas e padroniza a prestação de serviços. A ferramenta permite que o franqueador estabeleça as metas e informe ao franqueado as tarefas a serem executadas, bem como métodos e prazos.  A padronização dos processos traz muitos ganhos ao franqueado. Sabendo das diretrizes e como executar corretamente cada uma das etapas, as atividades ficam mais fluidas e apresentam menos erros de execução.

No decorrer do processo, os franqueadores podem acompanhar a performance dos franqueados, sendo informados sobre as tarefas em dia, atrasadas ou outras observações.

Além disso, com a sistematização das atividades, os erros e falhas nos processos não passam despercebidos. Como há um padrão a ser seguido, qualquer equívoco pode ser facilmente identificado e contornado.

Como se vê, existem várias estratégias que colaboram para que o franqueador tenha uma parceria estreita com seus franqueados. A adoção dessas práticas pelo franqueador faz com que seja estabelecido um bom relacionamento com seus franqueados. Lançando mão de ferramentas como os softwares de gestão online é possível criar um relacionamento sólido entre as partes. Vale a pena investir nesse tipo de recurso que acompanha a performance do franqueado, padroniza processos e responde com agilidade suas demandas.

 

Compartilhe:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!