Sete dicas infalíveis para otimizar os processos em suas franquias

otimizar os processos

Como otimizar os processos para fazer uma rede de franquias ser bem sucedida? Há uma série de práticas que colaboram para o êxito das empresas franqueadas. Todas elas estão ligadas a ações que aprimoram os processos da rede de franqueadas.

É fundamental, por exemplo, investir na otimização dar rotinas e isso pode ser feito totalmente online. Usando um software, o franqueador pode elaborar todas as atividades, especificar como o fraqueado deve executá-las e acompanhar os resultados.

Neste post, vamos mostrar como a gestão online permite otimizar processos e apresentar outras dicas infalíveis para o bom desempenho das lojas franqueadas. Confira!

Dica 1: Acompanhe de perto sua rede de franquias

O setor de franquias no Brasil apresentou números positivos no primeiro semestre de 2018, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Existem hoje, no país, 144,5 mil unidades franqueadas. O faturamento do setor chegou a R$ 38,8 bilhões nos três primeiros meses deste ano, número 5,1% maior que o registrado no mesmo período de 2017.

Um dos pontos cruciais para esse sucesso do setor de franchising é o suporte dado pelo franqueador à sua rede de lojas. Quanto maior o crescimento do número de franquias, mais importante é um acompanhamento de perto. A assistência do franqueador ao franqueado deve ser contínua, de modo a acompanhar se os processos estão sendo desempenhados conforme o planejado.

Dica 2 : Aperfeiçoe a comunicação com o franqueado

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O acompanhamento sistemático está ligado também a uma comunicação eficaz com o franqueado. Não é produtivo quando a interlocução é demorada e as demandas do franqueador são respondidas com lentidão. A comunicação também não flui quando há mais solicitações de informações do que respostas aos chamados.  Ter um canal de interlocução direto e rápido com as franquias é essencial. Atualmente, essa comunicação pode ganhar muito em eficiência se for feita com recursos tecnológicos.

Ferramentas como o chat conecta usuários e permite troca de mensagens em tempo real. É um canal que possibilita uma comunicação sem barreiras entre franqueador e franqueado. Por meio do chat, o franqueador pode enviar, a qualquer momento da sua rotina, uma dúvida, obtendo resposta do franqueador instantaneamente. Além de mensagens, é possível usar o recurso para envio de conteúdos relevantes sobre o produto ou serviço da marca representada pela franquia.

Dica 3: Sistematize os procedimentos da rede

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O negócio de franquias exige um alto nível de padronização, pois todas as lojas da rede devem oferecer um serviço idêntico aos seus clientes. Por isso, o franqueador deve apresentar ao franqueado um planejamento das tarefas a serem executadas, do começo ao fim. Além disso, deve informá-lo os resultados que devem ser obtidos.

Trabalhar com a padronização dos processos organiza a rotina das franquias. Sem essa prática, corre-se o risco de cada franquia adotar um modo de funcionamento independente. O resultado pode ser desastroso, pois cada loja pode entregar um produto ou serviço diferente, fazendo com que a marca da franquia perca sua identidade.

O gerenciamento das franquias com a adoção da sistematização dos processos é capaz de aperfeiçoar as rotinas, a eficiência e os lucros.

Dica 4: Monitore os resultados das franquias

Avaliar a performance das franquias é outra dica importante para o êxito dos negócios. O franqueador deve monitorar o desempenho de sua rede, de modo a conhecer se os resultados obtidos estão de acordo com as metas traçadas.

Esse acompanhamento permite ajustar dificuldades ou aprimorar os processos. Sendo necessário, o franqueador pode apontar o que deve ser feito para que a loja funcione de acordo com padrão. O monitoramento permite, também, que o franqueador debata com o fraqueado onde estão os equívocos e o que pode ser feito para evitá-los.

Dica 5: Gerencie suas franquias com uma plataforma online

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Todas as dicas dadas até então podem ser facilitadas quando se opta por um sistema de gestão online. Isso pode ser feito com o software GO, Gestão Online. Trata-se de uma plataforma digital por meio da qual é possível gerir a rede de franquias.

A GO Gestão Online traz vários benefícios no relacionamento com os franqueados. Entre eles, um chat por meio do qual é possível se comunicar com as unidades a qualquer hora e de qual lugar. Nele, ficam registradas todas as mensagens, os projetos em andamento e a sistematização dos procedimentos.

Por meio do software é possível acompanhar a rotina das franquias, esclarecendo dúvidas. O sistema organiza o funcionamento das lojas com espaço para preenchimento de indicadores de cada usuário e a sugestão de ajustes quando o desempenho é abaixo do esperado. A plataforma funciona em servidores com alto padrão de segurança digital, com backups automáticos dos arquivos, tornando impossível a perda de dados.

Dica 6 : Compartilhe conhecimento com seus franqueados

O franqueador deve multiplicar seus conhecimentos sobre o negócio com sua rede de franqueados. É estratégico compartilhar informações sobre o ramo de negócio, com dados como o tamanho do mercado, soluções oferecidas pelos concorrentes e diferenciais da marca.

Quanto maior o domínio do franqueado sobre o negócio mais qualificado ele estará para gerenciar sua loja conforme os valores da marca que ele representa.

Dica 7: Realize formações sobre procedimentos de qualidade

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Ser negligente quanto à qualidade dos processos pode ser danoso para a saúde financeira de uma franquia e abalar a reputação de uma marca.

Uma das maneiras de conscientizar o franqueado sobre a importância de procedimentos de qualidade é realizando treinamentos. Essas formações, quando se opta pela gestão online, podem ser feitas remotamente, sem a necessidade de descolamentos do empreendedor a cada unidade franqueada. Todas as instruções podem ser passadas pela plataforma digital e as dúvidas atendidas em tempo real, eliminando gastos com passagens e hospedagens da equipe de formação.

Existem muitas práticas capazes de otimizar os processos das franquias. Aproveitando as facilidades da gestão online, o franqueador é capaz de gerenciar uma rede de unidades, primando pela qualidade e eficiência.

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Mas quer se aprofundar mais no assunto? Leia mais em: Quais as vantagens de realizar a gestão de franquias online?