Por que adotar uma gestão de equipes online de franquias?

gestão de equipes online

A gestão de equipes online pode colaborar para o bom desempenho das  suas franquias. E muitos softwares de gestão podem, inclusive, ajudar a gerenciar com eficiência as equipes que coordenam as lojas da rede.

As plataformas online de gestão possibilitam um acompanhamento diferenciado das equipes franqueadas. Diversas ferramentas permitem que o franqueador dê uma assessoria completa à sua rede. Pela gestão online, tem-se uma visão sistêmica do funcionamento das lojas, permitindo os ajustes necessários. Gasta-se menos, padronizam-se as rotinas e a comunicação fica mais fluida.

Neste post, você verá as vantagens da gestão de equipes online. Conhecerá os recursos de um software de gestão e como ele colabora para o bom desempenho das franquias. Acompanhe!

Veja por que o gerenciamento online é mais eficaz

gestão de equipes online

Administrar uma rede de franquias é coordenar muitos grupos de trabalho e isso pode se tornar complicado.  O franqueador que precisa lidar com muitas equipes franqueadas necessita de estratégias para fazer um monitoramento contínuo de sua rede.  No entanto, dependendo do número de lojas que possui sob sua liderança, ele corre o risco de se perder no acompanhamento às equipes.

Isso pode ser bastante danoso para o negócio de franchising, pois pode passar despercebido quando uma loja não mantém o padrão de qualidade. A entrega de produtos e serviços aquém do padrão desagrada a clientela e pode comprometer a imagem da organização que é representada pela loja. Arranhar a reputação e perder público trazem grandes prejuízos para uma instituição.

Para evitar esses riscos, as tecnologias de informação e comunicação são bastante valiosas. Hoje em dia, há softwares que permitem que todo o acompanhamento das franquias seja feito online. Isso sem nenhuma perda para a prestação de serviços presencial. Plataformas como a GO, Gestão Oline, possibilitam monitorar as equipes franqueadas com toda eficácia. Uma das grandes vantagens é que o sistema online gera um feedback em tempo real, independente de localização geográfica da franquia.

Conheça as vantagens da gestão de equipes online

gestão de equipes online

Para que as equipes de franquias trabalhem com excelência é preciso um posicionamento alinhado de todas as lojas. Isso é obtido especialmente com a padronização das tarefas. O software GO permite essa otimização dos serviços porque possui espaço para que o franqueador estabeleça as metas e os objetivos que devem ser alcançados pelas lojas. As equipes recebem um planejamento das tarefas a serem executadas, do começo ao fim.

A padronização dos processos organiza a rotina das equipes franqueadas. Não se corre o risco de algum procedimento ser esquecido e evitam-se falhas na entrega de produtos e serviços.  Sem essa prática, cada equipe franqueada pode adotar um modo de funcionamento independente, fazendo com que a marca da franquia perca sua identidade.

Junto do planejamento, o software permite que a performance das equipes seja monitorada.  O franqueador que acompanha de perto os dados fornecidos pela plataforma pode agir de forma rápida, evitando perda de produtividade e qualidade. É possível sinalizar sobre as tarefas em dia, atrasadas ou outras observações. Esse acompanhamento é fundamental para sanar dificuldades ou melhorar os processos. Quando necessário, é possível trocar ideias com as equipes sobre as falhas e o que pode ser feito para evitá-las.

Outro benefício é que se geram menos despesas com a adoção do software. Não é preciso deslocamentos do franqueador para resolver as demandas das equipes, pois toda a assessoria pode ser feita remotamente. Até mesmo os treinamentos podem ser feitos virtualmente, dispensando gastos com passagens e hospedagens da equipe de formação. Todas as instruções são passadas pela própria plataforma e as dúvidas sanadas em tempo real.

Expandir rede de franquias

Comunique-se melhor com as equipes

gestão de equipes online

Outra vantagem da adoção do GO é que ele facilita a comunicação com as equipes. Não adianta o franqueador executar um planejamento para as equipes franqueadas se os objetivos não chegam com eficiência a cada loja.  É essencial um canal de comunicação que promova a sinergia entre franqueador e as equipe franqueadas. Ruídos de comunicação fazem as equipes se distanciar do franqueador, diminuem a produtividade e podem exigir a reelaboração de projetos.

Também não é desejável que as equipes demorem a receber retorno do franqueador. A lentidão de respostas gera insegurança e quebra da confiança que as equipes depositam no empreendedor.

Com a plataforma GO, o franqueador consegue uma interação fluida e rápida com as franquias. Uma das possibilidades de comunicação é por meio do chat, ferramenta de mensagens instantâneas, que resolve dúvidas das equipes de maneira rápida, dispensando reuniões presenciais.

As equipes podem ser abastecidas, também, com conteúdo relevante sobre o produto ou serviço da marca com a qual trabalha. O software permite disponibilização de informações, por exemplo, sobre indicadores, cenários e mercado concorrente.

Sistema de gerenciamento de equipes é acessível

gestão de equipes online

Engana-se quem pensa que é dispendioso adotar um software de gestão de equipes. A plataforma GO é de fácil usabilidade e de preço acessível. Não necessita de investimento em aparato técnico e pode ser adotada por empresas de todos os perfis, até mesmo as de pequeno porte.

Desenvolvida por uma empresa mineira, a GO é de alta performance, mas de simples execução. Foi pensada por profissionais especializados para oferecer praticidade, otimizar processos e proporcionar uma comunicação eficiente com as equipes franqueadas.  Os dados ficam resguardados, pois o sistema foi desenvolvido com toda a segurança digital.

Como se vê, os recursos tecnológicos potencializaram o gerenciamento das equipes de franquias. Todo o acompanhamento pode ser feito online, com o franqueador tendo um panorama completo do funcionamento das lojas. A gestão de equipes online não requer grandes investimentos financeiros e pode ser adotada por uma rede de qualquer porte. Vale a pena apostar nesse modelo de gestão de equipes que não perde em nada em eficácia para o gerenciamento presencial.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Cinco dicas para melhorar o relacionamento com seus franqueados.

Expandir rede de franquias

 

Compartilhe:

        

0 Comentários

Deixe o seu comentário!