Como se tornar uma consultoria escalável?

Tornar o negócio de consultoria escalável é um caminho sem volta para as empresas que querem elevar ao mesmo tempo os lucros e a qualidade de seus serviços

Até pouco tempo atrás, ouvia-se pouco sobre a palavra “Escalabilidade”. Geralmente ela estava atrelada à atividade industrial, quando um produto deixava de ser fabricado em quantidades pequenas para ser produzido em larga escala.

Contudo, com o advento da internet, a escalabilidade também chegou ao setor de serviços e permitiu que uma gama infinita de possibilidades fosse aberta para o consumo imediato de pessoas e empresas.

Pense por exemplo e softwares, filmes, músicas, serviços de entretenimento em geral, além de diversos produtos que puderam chegar mais facilmente aos consumidores finais.

O artigo de hoje tratará exclusivamente do assunto da escalabilidade nos serviços, em especial, os serviços relacionados à consultoria.

O que é ser escalável?

Na indústria o conceito de escalabilidade está atrelado à redução de custos em função do aumento da produção. Por exemplo, os carros eram artigos de luxo até que Henry Ford desenvolveu a produção em linha, isso fez com que a quantidade de carros produzidos diariamente subisse para números antes impensáveis.

O resultado foi a queda nos custos e nos preços, fazendo com que hoje, praticamente qualquer indivíduo empregado possa ter um carro.

Em serviços a escalabilidade é um pouco mais complicada, uma vez que o nível de personalização costuma ser maior, contudo é possível também escalar este tipo de trabalho.

Na era digital, a escalabilidade está relacionada com o aumento das receitas sem um aumento proporcional nos custos. Imagine um professor particular que cobra R$50,00/hora-aula.

Ainda que ele seja um excelente professor e consiga até aumentar o preço da hora, haverá sempre um limite máximo de horas de trabalho por dia. Isso porque o tempo é um recurso limitado. Dificultando assim o crescimento de seus ganhos.

Imagine agora que esse professor ministre aulas online e interaja com seus alunos no ambiente virtual. Seu custo continua sendo o valor de sua hora, porém suas receitas podem crescer exponencialmente pois ele poderá atingir centenas e até milhares de alunos. Isso é escalar o serviço.

Por que até pouco tempo atrás a escalabilidade em serviços era mais difícil?

 

A escalabilidade em serviços é bem mais complexa que na indústria ou comércio, pois em geral, o setor de serviços exige um nível maior de personalização para o consumo do cliente.

Imagine uma oficina mecânica. É um pouco complicado imaginar qualquer tipo de escalabilidade neste negócio, pois para cada carro são necessários um ou mais mecânicos, e a cada novo carro, mais mecânicos são requeridos. Desse modo, a única maneira de aumentar as receitas é aumentando proporcionalmente os custos.

Até pouco tempo atrás quase todas as empresas se serviços enfrentavam este mesmo problema. Só era possível aumentar as receitas aumentando também os custos. Porém com a internet, algumas firmas, principalmente aquelas com serviços ligados a algum tipo de informação puderam experimentar uma escalabilidade inimaginável.

Um grande exemplo são as empresas de software. Elas produzem o material apenas uma vez e a quantidade de potenciais usuários é praticamente ilimitada. Estão em alta neste segmento também as empresas ligadas a educação, serviços bancários e muitos outros. Agora, o mercado em potencial é do tamanho do mundo.

Qual a principal vantagem em escalar um negócio?

A principal vantagem em escalar um negócio é, sem dúvida, a possibilidade de aumento exponencial dos lucros. A cada nova unidade comercializada, o custo cresce proporcionalmente menos.

Empresas escaláveis são notícias nos principais jornais e revistas de negócios. São os negócios de ouro da era das startups. Construir o novo aplicativo viral é o sonho de muitos adolescentes, produzir vídeos para a internet e ganhar dinheiro com eles se transformou em profissão.

Todos os dias vemos notícias sobre pessoas que até ontem eram desconhecidos e de repente viram suas empresas se tornarem negócios bilionários. A escalabilidade digital permite que praticamente todo o mundo possa ter acesso a coisas que nossos pais nem faziam ideia que um dia existiriam.

Como escalar um negócio de consultoria?

Negócios ligados às áreas de consultoria são em geral bastante tradicionais. Vemos a figura do consultor sempre como o sujeito mais experiente, usando roupas sociais e tendo uma abordagem bastante metodológica na prestação de serviços.

Entretanto, a era digital trouxe novas perspectivas para o negócio de consultoria. Um grande exemplo disso é a plataforma GO Gestão Online. Ela permite que empresas de consultoria em praticamente qualquer área possam prestar seus serviços parcialmente ou integralmente online.

A plataforma permite que metodologias e procedimentos possam ser padronizados e disponibilizados para o cliente conforme a configuração desejada pelo consultor. Assim planos de ação específicos são gerados automaticamente e o consultor vai auxiliando o cliente passo a passo na execução de cada tarefa.

Além do mais, um painel de controle completo irá mostrar em tempo real o andamento do projeto e gerar todos os indicadores necessários ao acompanhamento do plano de ação.

Assim ao invés de atender um cliente de cada vez, o consultor poderá atender múltiplos clientes sem sair de seu escritório, reduzindo os gastos com deslocamento e aumentando a quantidade de pessoas possíveis de serem atendidos.

Em geral, na consultoria presencial perde-se muito tempo com transporte, acomodação para o trabalho e conversas informais que não estão diretamente relacionadas ao projeto. Isso faz com que uma ociosidade passiva seja gerada e reduz a produtividade do projeto.

Na consultoria online, tudo isso é eliminado, pois em geral as pessoas evitam conversar sobre temas informais através da plataforma e deixam isso mais para encontros presenciais ou telefonemas, o que acaba melhorando muito a performance do projeto.

Além do mais, o nível de registros é muito maior, pois muitas vezes o que é dito presencialmente pode ser esquecido, mas no software, tudo fica gravado e pode ser acessado por todos os envolvidos no projeto a qualquer momento, reduzindo assim o número de requisições ao consultor.

Conclusão

A prestação do serviço de consultoria online é um caminho sem volta para este segmento, pois o tempo é um recurso cada vez mais escasso e o nível de exigência das empresas em relação à produtividade dos projeto só faz aumentar, a medida em que a competitividade cresce.