O que é uma Plataforma Digital?

Conecte sua empresa à inovação e praticidade a partir das ferramentas conhecidas como plataformas digitais

 

Você já se encontrou atolado de atividades com a consciência que o tempo disponível não seria suficiente? Deparou-se com sua agenda e percebeu que o ideal seria estar em dois lugares ao mesmo tempo para cumprir todos os afazeres?

A sua vida não é diferente da maioria dos consultores e empresários que possuem uma quantidade considerável de ações que precisam ser concluídas em um período curto de intervalo. É para isso que a tecnologia e a inovação tem oferecido soluções práticas e simples para esse tipo de problema, como é o exemplo das plataformas digitais.

Elas têm se tornado uma tendência mundial para inserir as empresas no universo online, melhorar o diálogo entre os clientes e otimizar o tempo de consultores, além de outros benefícios.

Para explicar melhor as plataformas digitais, vamos abordar o tema na sua essência e oferecer exemplos atuais de ferramentas que têm sido uma “mão na roda” na vida de empresários e consultores.

O que é uma plataforma digital?

As plataformas virtuais estão relacionadas à tecnologia utilizada para a criação e desenvolvimento de ferramentas ou sistemas utilizados no espaço online. A plataforma digital possibilita que diferentes aplicativos possam ser usados ao mesmo tempo por internautas.

Uma das características essenciais da plataforma digital é que ela não exige um determinado lugar físico para conexão. Para estar no mesmo ambiente, basta a todos os participantes disporem de um aparelho conectado à web.

Nesse sentido uma empresa pode oferecer serviços, atendimento ou outro tipo de oferta sem exigir que o público esteja no mesmo lugar, rompendo as barreiras geográficas e facilitando o acesso a informação, produto ou serviço.

A internet possibilitou também a redução de custos de software, tornando mais prática a produção de conteúdo ou materiais que possam ser explorados virtualmente.

Para que serve as plataformas digitais?

As plataformas digitais podem ser usadas para uma infinidade de objetivos, depende do interesse e visão da empresa. Muitas organizações podem usá-las para aumentar a lucratividade, alcançar novos clientes, redução de custos, aperfeiçoamento do diálogo com o cliente, colaboração na promoção de novos produtos e serviços, tornar produtos ou serviços visíveis para o público alvo do negócio, melhorar processos.

Portanto, o objetivo da plataforma digital pode ser vasto depende da proposta pela qual ela foi criada e também a finalidade que a empresa interessada pode abstrair.

No geral, existem quatro objetivos gerais da plataforma digital:

  • Venda
  • Mídia
  • Social
  • Serviços

Como o contexto desse artigo é o mundo dos negócios, vamos focar na aquisição de novos clientes ou seja aumento da lucratividade que é o grande interesse dos empresários. Para alcançar esse fim, é essencial que a empresa apresente ao mercado um diferencial competitivo que a partir da plataforma digital pode ser: suporte técnico online, cursos a respeito do seu serviço, armazenamento de conteúdo tanto para sua equipe quanto para os clientes, vendas online.

Torna-se online já não deve ser mais uma novidade para as empresas, mas parte da sua atuação, haja vista que a internet está inserida nas mais diversas áreas de atuação das organizações.

Que tipo de empresa pode contar com uma plataforma digital?

A ideia de que apenas grandes corporações podem ter uma plataforma digital é mito. Com a necessidade de inserção online das empresas que desejam se manter ativas e prolongar a longevidade do negócio, oferecer soluções no âmbito digital é vital.

Portanto desde grandes organizações a microempresas, todas podem usufruir da plataforma digital. Basta analisar seu negócio atentamente e entender de que maneira é possível inserir sua empresa nesse universo.

Para empresas que possuem franquias ou prestam serviços de consultoria a plataforma digital focada no sistema de gestão é uma ótima solução para resolver problemas de tempo, processos e deslocamento de consultores. Assim como em outros âmbitos de atuação.

Abaixo falaremos mais profundamente sobre essa questão para você visualizar de que maneira seu negócio pode se beneficiar das plataformas digitais.

Exemplos de plataformas digitais reconhecidas

Como explicamos no tópico anterior existem inúmeros tipos de plataformas digitais e para variadas funções. Para você visualizar melhor o conceito, citaremos abaixo alguns exemplos conhecidos e muito utilizados pelos internautas.

Existem as plataformas focadas na comunicação entre os internautas ou seja são ferramentas voltadas para a área da sociabilidade, como exemplo temos o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedim. Essas são plataformas usadas tanto para relacionamento entre as pessoas, quanto pensadas sob uma segunda ótica para espaço de anúncios e divulgação de propagandas patrocinadas.

No aspecto de venda online, existem as plataformas de marketplace. Nesse exemplo, elas permitem que empresas possam vender produtos e exibi-los pela web proporcionando comodidade ao cliente para visualizar, comprar e escolher de qualquer lugar em que estiverem localizados.

Alguns exemplos de sucesso do mercado é o Mercado livre, Amazon, entre outras.

Como exemplo há também as plataformas focadas em anunciantes como o AdWords do Google. Há outros universos também como focado em transporte, alugueis, como Uber e AirbnB. O próprio Google que é referência mundial é um exemplo de plataforma digital no ramo da busca de informações.

E para você que lida com prestação de serviços? Qual plataforma digital mais se adéqua ao seu perfil? Vale lembrar que as plataformas podem ser usadas em diferentes tipos e universos organizacionais. Para quem presta serviços como por exemplo a consultoria, há também uma solução digital adequada à sua necessidade.

A GO é um exemplo recente de plataforma que auxilia no gerenciamento de processos e no contato com o cliente, falaremos mais sobre essa ferramenta no tópico a seguir.

Conheça a GO: plataforma digital de gestão

A GO, Gestão Online, é uma plataforma digital de gestão que permite empresas padronizarem a metodologia e execução na prestação de serviços. A partir da ferramenta é possível sistematizar produtos e definir etapas de maneira a reutilizar o conhecimento e as boas práticas conquistados em projetos anteriores.

Outro benefício em ter a GO na sua organização, é que a plataforma aperfeiçoa e facilita a comunicação entre a empresa e os clientes. De maneira prática e moderna, a GO oferece chat, consultas e até a disponibilização de conteúdo relevante sobre o produto ou serviço.

Dessa forma, as empresas contam com um canal de comunicação com o cliente garantindo que as informações não se percam e sejam de fácil acesso para ambas as partes. A ferramenta permite também que parte do processo realizado de forma presencial, possa ser feito online.