Principais desafios da consultoria do futuro

Conheça algumas dificuldades que empresas no ramo da consultoria têm enfrentado ou podem lidar nos próximos anos. Veja também algumas soluções para saná-las

Quem é empresário sabe que o desafio não é apenas estar no auge do setor, mas manter a constância de qualidade e bom faturamento durante as oscilações da economia. Para estar bem o tempo todo, a empresa precisa estar atenta e preparada para se adequar as mudanças do mercado.

Por não se estruturar ou não antever as modificações necessárias ao bom andamento do empreendimento é que muitas organizações reconhecidas e com altos níveis de lucratividade acabam indo à falência. Há vários casos famosos de grandes corporações que, pelas razões citadas acima, acabaram fechando as portas como a Kodak, Nokia entre outras.

Neste artigo traremos algumas observações para as empresas no ramo da consultoria. A intenção é abordar alguns aspectos que já tem sido um problema para os consultores e algumas previsões de mudanças no mercado. Portanto, mostraremos os principais desafios que as empresas de consultoria enfrentam ou podem enfrentar.

Antes de mostrar os desafios das consultorias, vale classificar o que é uma consultoria e para que ela serve.

O que é uma empresa de consultoria?

Uma empresa de consultoria é uma organização focada na prestação de serviços profissionais de diagnósticos e formulação de soluções para uma área ou especialidade específica. Para entender mais claramente, de forma geral a consultoria oferece auxílio aos clientes para resolverem as dificuldades e alcançarem metas.

As consultorias proporcionam soluções e caminhos para determinadas dificuldades dos clientes. Elas podem atuar sob distintas áreas como gestão estratégica, finanças, marketing, entre outras.

Geralmente as consultorias são serviços temporários e interativos, executados por um ou mais consultores. Existem os consultores com prestação de serviços independente e externo.

Em suma, o serviço de consultoria normalmente segue a seguinte linha;

  • Prevenir problemas, identificar e analisar o “real problema”,
  • Elaborar diagnósticos,
  • Buscar alternativas à solução,
  • Implementar a mais apropriada,
  • Despertar para novas oportunidades.

Desafios das empresas de consultorias

Agora que você já sabe a qual tipo de organização esse artigo se refere, vejamos quais são os principais problemas que as empresas de consultoria sofrem e a quais questões uma empresa do futuro deve ter para estar preparada para resolvê-los.

É preciso ter consciência que ainda que o negócio esteja indo muito bem, uma empresa inteligente e equilibrada está sempre atenta à direção que o mercado e a economia estão seguindo para se precaver e antecipar as ações.

Portanto, mesmo que o seu empreendimento esteja em ótimo funcionamento, fique de olho em cada um dos itens abaixo e veja se o seu negócio está preparado para o futuro.

Destacamos que os problemas citados abaixo não são apenas questões previstas para longo prazo, mas dificuldades que muitas empresas já lidam.

1º desafio: Competição acirrada com consultores independentes

Uma das dificuldades das empresas no ramo da consultoria, são os profissionais autônomos. Como eles não têm nenhum custo com aluguel ou outras despesas que uma empresa comum proporciona, os valores de serviço são consideravelmente inferiores às empresas de consultoria.

Nesse caso gera-se uma dura concorrência com os consultores independentes. Além do trabalho com o preço reduzido, outra questão agravante é que muitos destes consultores são profissionais aposentados; o que agrega experiência e maturidade para o serviço prestado.

Sabemos que para aquele que é o tomador de decisão da organização, ainda que uma empresa de consultoria ofereça mais segurança e qualidade, o interesse está muitas vezes direcionado ao preço do serviço.

O que fazer em situações como essa? Como manter os preços baixos diante de tantos custos? Abaixo abordaremos uma das soluções para esse dilema.

2ª desafio: Entregar resultados com mais rapidez

O mundo moderno tem se mostrado cada vez mais veloz em seus diferentes seguimentos. Nesse sentido, rapidez somado a qualidade é sem sombra de dúvidas um diferencial das organizações diante de um mercado tão competitivo.

No ramo da consultoria a agilidade pode se mostrar como um grande desafio. Isso porque muitos dos processos do consultor envolvem visitas técnicas que demandam deslocamento, disponibilidade de agenda de ambos, flexibilidade da equipe em receber o consultor, entre outras dificuldades.

Por essas e outras razões algumas etapas da consultoria podem se tornar morosas e pouco produtivas. Entretanto, no mundo dos negócios tempo é dinheiro. A falta de rapidez é um empecilho tanto para as empresas que precisam de consultoria quanto para as consultoras que precisam otimizar o serviço para atender o maior número possível de clientes.

3º desafio: Acompanhar as mudanças do mercado externo

Não é novidade para ninguém que as mudanças começam nas grandes potências mundiais e depois vão se estendo aos países subdesenvolvidos. Uma grande tendência que tem se mostrado fora do Brasil é a automatização dos serviços. Essa mudança tem atingido vários setores da economia, suspendendo algumas tarefas repetitivas que anteriormente eram executadas manualmente.

A partir de softwares, os processos se tornam mais excelentes, ágeis e com menos erros de execução. Para as consultorias, grande parte do atendimento ainda é realizado presencialmente demandando muito tempo do consultor e pouca agilidade durante as etapas dos serviços prestados.

O grande desafio está em modernizar o trabalho aumentando a produtividade da empresa a partir de ferramentas de gestão.

4ª desafio: Inovar o atendimento

Como apontado nesse artigo a rapidez e praticidade no atendimento do consultor não é apenas uma necessidade das consultorias, como também das organizações. Tornar o atendimento um processo mais ágil é um processo que já deve ser pensado e revisto pelas organizações.

O objetivo das consultorias deve consistir em resolver os problemas das organizações sem grandes alterações na rotina ou demanda de tempo.

Mas como resolver todas essas questões? Como melhorar a rapidez dos serviços, reduzir os custos da consultoria e ainda ser uma empresa moderna?

Soluções de negócio para as empresas de consultoria

 

Uma das tendências do mercado é tornar o máximo possível de tarefas automatizadas. Nesse sentido reduz-se gastos com profissionais, gera velocidade ao trabalho e torna a execução do serviço com nível mais elevado de perfeição. Para isso, existem hoje no mercado ferramentas de gestão que auxiliam as empresas em problemas semelhantes aos que foram citados nesse artigo.

A GO, Gestão Online, é um dos exemplos de softwares que aperfeiçoam o serviço de atendimento ao cliente.  Utilizada por dezenas de organizações, a GO é procurada tanto para empresas de grande porte quanto para microempresas.

Ela disponibiliza espaços de diálogo com o cliente, como chats, disponibiliza também ambientes para armazenamento de informações e dados relevantes sobre os serviços, além de automatizar os processos, tornando tudo mais simples e fácil de ser supervisionado.

Caso você tenha interesse em testar gratuitamente a ferramenta GO, basta entrar em contato pelo (31) 3222-4455 que disponibilizaremos 30 dias gratuitos de utilização.