O whatsapp é o meio ideal para prestar suporte ao franqueado?

prestar suporte ao franqueado

O whatsapp tem sido um meio muito usado para prestar suporte ao franqueado. Possivelmente você ajuda a engrossar a estatística que faz do nosso país o segundo do mundo que mais usa o whatsapp. O aplicativo de mensagens instantâneas é amplamente popular no Brasil, perdendo em número de usuários apenas para a África do Sul. Segundo pesquisa do Mobile Ecosystem Forum, 76% dos usuários de aparelhos celulares utilizam regularmente o aplicativo no país. Mas essa ferramenta é eficaz para que o franqueador possa prestar suporte ao franqueado?

As mensagens trocadas com os franqueados precisam chegar de maneira rápida e segura. As facilidades do aplicativo podem ser vantajosas para o suporte aos franqueados e muitos franqueadores fazem uso da ferramenta. No entanto, ao lado da praticidade, podem surgir alguns ruídos que prejudicam a comunicação via whatsapp.

A seguir, você entenderá como o whatsapp surgiu e por que o aplicativo faz tanto sucesso. Acompanhará como a ferramenta foi se popularizando até ser incorporada pelo mundo dos negócios. Conhecerá, também, as vantagens e desvantagens de seu uso na interação entre franqueadores e franqueados. Acompanhe!

Entenda o surgimento e a expansão do whatsapp

prestar suporte ao franqueado

O aplicativo whatsapp surgiu em 2009 e foi uma invenção do norte-americano Brian Acton e do ucraniano Jan Koum. A empresa whatsapp tem sede na cidade de Santa Clara, na Califórnia, EUA.

Trata-se de um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de troca de mensagens, o whatsapp também envia fotos, vídeos, arquivos, áudios e faz ligações grátis por meio de uma conexão com a internet.

Em janeiro de 2015, o whatsapp também passou a funcionar pelo computador. No entanto, a grande revolução veio um ano antes, em 2014, quando a empresa foi adquirida pelo Facebook.  A compra custou cerca de US$ 22 bilhões, considerado um valor estratosférico, mesmo nas transações do setor tecnológico, sempre vultuosas. Segundo esta reportagem, a título de comparação, as compras da Motorola pela Lenovo e da Nokia pela Microsoft, juntas, somaram US$ 10,09 bilhões.

Saiba por que o mundo dos negócios aderiu ao whatsapp

O aplicativo, com o passar dos anos, tornou-se, segundo este estudo, um exemplo inovador de ferramenta tecnológica, por ser uma mídia que:

  • permite ao usuário estar sempre conectado;
  • reúne diversas funcionalidades em uma só plataforma;
  • possibilita a interação, produção e acesso a conteúdos em tempo real;
  • integra-se aos contatos da agenda de telefones do smartphone, sem necessidade de login e senha.

Com essas facilidades, o whatsapp se consolidou como o aplicativo mais instalado nos celulares dos brasileiros. O app está presente em 72% do total de smartphones, já o Messenger do Facebook atinge 49% e o Skype, 30% dos dispositivos.

Usado inicialmente para bate-papo entre familiares e amigos, o aplicativo chegou, também, ao mundo dos negócios.

No universo corporativo, o uso do whatsapp tem sido visto como uma ferramenta que permite otimizar a relação entre as organizações e seus públicos. Por meio de suas funcionalidades, é possível uma comunicação mais direta entre gestores e funcionários ou clientes.

Veja benefícios de usar o whatsapp com os franqueados

prestar suporte ao franqueado

Para quem administra uma rede de franquias as funcionalidades do whatsapp também podem ser úteis. Uma das maiores dificuldades na relação franqueador e franqueado é o estabelecimento de uma comunicação eficaz. Por isso é tão importante que o franqueador estabeleça uma interação que gere confiança ao seu franqueado. É essencial comunicar-se de forma assertiva com o franqueado, visando conhecer suas demandas, potenciais, limites e, principalmente, suas particularidades.

Nesse sentido, o whatsapp pode apresentar algumas vantagens, pois o aplicativo permite:

  • envio de mensagens diretas e personalizadas;
  • comunicação rápida e em tempo real;
  • baixo custo, visto que a ferramenta é gratuita;
  • resolução de pequenas demandas remotamente, sem necessidade de presença física;
  • comunicação com vários franqueados usando um só canal.

Compreenda ruídos que podem comprometer o aplicativo

prestar suporte ao franqueado

As facilidades do aplicativo, porém, não impedem que problemas surjam com seu uso. Nas interações entre franqueador e franqueado os ruídos de comunicação devem ser evitados ao máximo, pois podem comprometer as estratégias do negócio.

Entre as desvantagens do whatsapp está o fato de o aplicativo conjugar mensagens das mais variadas naturezas em uma mesma plataforma. O franqueado pode, por exemplo, perder o foco e não atentar para uma mensagem importante do franqueador.

Outro complicador é que informações relevantes podem se diluir pela plataforma e tanto o franqueador quanto o franqueado perderem o histórico das mensagens.

Por essas fragilidades, o whatsapp não deve ser o canal principal de mensagens do franqueador. O ideal é que empreendedor tenha uma ferramenta de comunicação mais oficial para garantir a segurança na interação com o franqueado.

Por fim, por seu caráter instantâneo, o whatsapp pode estimular que respostas sejam dadas no calor do momento. Muitas vezes isso gera mensagens equivocadas, que podem levar a incompreensões e até boatos.

Atente para plataforma que permite suporte eficiente

prestar suporte ao franqueado

Para evitar o comprometimento do suporte ao franqueado, uma alternativa interessante é contar com a plataforma GO.  Trata-se de um software de gestão online, desenvolvido pela startup LG7 Inovação e Tecnologia.

Um dos benefícios em ter a GO  é que a plataforma melhora a comunicação entre franqueadores e franqueados. O ambiente possui chat, consultas e até a disponibilização de conteúdo relevante sobre o produto ou serviço. Isso garante que as informações não se percam e sejam de fácil acesso para ambas as partes. A ferramenta permite também que todo o suporte seja feito online, sem a necessidade de deslocamento até o franqueado.

O franqueador precisa de soluções ágeis para atender as demandas e dificuldades de sua rede de franqueados. Com a popularização das ferramentas tecnológicas, aplicativos como o whatsapp podem ser de grande valia. Porém, é sempre necessário avaliar as vantagens e desvantagens dessa plataforma.

É preciso escolher em que situações é viável usar o aplicativo para prestar suporte aos franqueados. Quando se trata de uma dúvida pontual, que necessita de uma resposta breve e rápida, o whatsapp pode ser bastante útil. No entanto, os ruídos também podem surgir, o que compromete a comunicação eficaz tão necessária entre o empreendedor e sua rede de franqueados.